Engana-se quem pensa que os fios louros só ficavam bem em Marilyn Monroe. Cada vez mais famosas negras estão adotando fios dourados e a combinação parece ser perfeita. Nos EUA já é moda, graças à diva Beyoncé. A onda também fez a cabeça da cameleônica Rihanna que preferiu um modelo curto com franja descolorida. Whitney Houston, depois de um tempo no ostracismo, escolheu a mesmo tom para ressurgir mais luminosa.
No Brasil, Raquel Villar, que interpreta uma das "três joias do Araguaia", na novela "Araguaia", da Rede Globo, tem feito a cabeça das brasileiras com fios descoloridos na pontas. Antes, Taís Araújo já havia recorrido ao método para viver a vilã Helen em "Cobras & Lagartos". Para a colorista Branca Di Lorenzo, do salão Crystal Hair, no Leblon, Zona Sul do Rio, "mulheres negras devem preferir um louro natural, mais puxado para o dourado" e adverte quanto aos cuidados: "não pode descuidar, é preciso sempre manter os fios hidratados".
Para as que não querem radicalizar, Branca dá dicas de mechas: "A pele negra combina com tons quentes. Sugiro marrom com mechas douradas ou louro escuro com mechas douradas". Ela também ressalta que qualquer mudança precisa do acompanhamento de um bom profissional. Com o verão chegando muitas mulheres temem o cabelo louro por causa do mar e da piscina. A especialista explica: "É importante antes de entrar na piscina fazer um filme com um bom creme para impermeabilizar, caso contrário pode acontecer do cabelo ficar verde".
De resto é só aproveitar, que o digam Preta Gil e Leona Lewis. "Negras, fiquem loiras, radiantes e luminosas", aconselha Branca. Quem terá coragem de contrariar a eleita melhor colorista do Rio de Janeiro pela revista de beleza Há quem diga que os homens preferem as loiras. Nesse caso, então, as "negras-loiras" vão arrasar!