FILTRO SOLAR
Quem tem pele com acne e não perde uma praia no verão deve atentar para o tipo de filtro solar utilizado. A dermatologista Paula Araújo, da clínica AmaDerm, diz que os produtos mais indicados são aqueles com fórmula livre de óleo. Segundo ela, os filtros cremosos deixam a pele mais gordurosa – o que obstrui os poros e contribui para o aumento dos cravos e espinhas. “Hoje em dia, o mercado oferece até produtos com substâncias ativas contra a acne”, diz a especialista.
Descubra qual protetor solar é mais indicado para você
PEGUE LEVE NO SOL!
“Muita gente acredita no mito de que o sol faz bem para a acne”, diz a especialista.
Segundo ela, uma leve exposição aos raios pode até ser saudável, mas em exagero provoca o ressecamento do rosto. Para compensar esse ressecamento, a pele produz mais óleo.
Além disso, explica Paula, o sol sobre as lesões da acne pode deixar a pele manchada. Cuidado!
ALIMENTAÇÃO
Nesta época de sol forte, evite produtos industrializados e abuse dos alimentos leves e saudáveis, como verduras, legumes, raízes e frutas.
Produtos a base de farinha de trigo, como pão e massa, possuem alto índice glicêmico. Paula explica que isso aumenta a liberação de insulina no sangue e, consequentemente, a pele fica ainda mais oleosa. Veja nossas receitas light e inspire-se!
LIMPEZA E LAVAGEM DA PELE
Paula diz que toda espinha começa como um cravo e, por isso, a limpeza de pele – elimina os cravos – pode ser feita normalmente no verão. No entanto, é preciso ter cuidado porque o procedimento deixa a pele mais sensível, o que pode ser prejudicial se o rosto for muito exposto ao sol forte. Outra dica da dermatologista é controlar o impulso de lavar o rosto várias vezes ao dia com sabonete, porque a pele irá produzir mais óleo para compensar o ressecamento. “Lavar duas ou três vezes ao dia é o ideal”, indica.
MEDICAÇÃO
Quem sofre de acne deve ter atenção redobrada mesmo com o tratamento que faz regularmente para combater o problema. Isso porque algumas medicações podem afetar a pele de modo que a torne muito sensível ao sol. “Não deixe de consultar seu dermatologista para verificar se algum ajuste deve ser feito no tratamento”, indica Paula.
Mais: aprenda a combater a acne