A intenção aqui é se preparar para uma viagem de lazer e não de negócios. Quanto antes puder fazer a sua malinha, melhor. Organização é fundamental para seu próprio conforto.
O primeiro passo é saber o destino e o tempo que irá ficar. Depois conferir pela internet a previsão do tempo do lugar ou lugares durante ao menos dez dias. Antes de começar, separe uma pequena caderneta de anotações , uma caneta e anote os itens que não pode deixar de colocar na lista, como óculos escuros, um bom livro, kit de costura, uma lanterninha de bolso, remédios e carterinha do convênio para uma possível emergência. Os documentos, endereço do hotel, passagens, celulares e câmera fotográfica deverão estar na mala de mão.
Na hora de escolher as roupas, prefira as que não amassem ( de tecidos como microfibra ou malha) e sejam maleáveis nas combinações. Se não é bom ou boa de combinar estampas, leve só roupas de cores neutras e ajude com os acessórios, como cintos, lenços, bijoux.
Você irá fazer uma mala de acordo com seus dias. Exemplo: na segunda e na terça irá usar a mesma calça de cor neutra que combine com duas blusas estampadas.
Faça as combinações contando uma por dia. As calças, saias e bermudas podem ser usadas mais de uma vez.
Mesmo que sejam biquínis, podem ser três que combinem com a mesma canga.
Leve acessórios leves, combináveis com a maior parte de suas roupas.
Separe uma roupa para uma ocasião especial.
Não leve muitos sapatos: três dão conta do recado e sempre prefira os mais confortáveis. Portanto, esqueça aquele lindo que você quase nunca usa.
Uma boa sandália no caso das mulheres é sempre bem vinda.
E tanto para os homens como para mulheres, é fundamental algum tipo de sapato esportivo ou bom para caminhadas.
Cremes, xampus, óleos para o corpo, devem estar devidamente fechados e embalados em sacos plásticos. Prefira os de embalagem pequena.
Se quiser embalar a nécessaire num plástico, também ajuda.
Roupas íntimas, como calcinhas e cuecas, também devem ser colocadas em plásticos ou saquinhos de pano, assim como as meias.
Se for usar meia fina, leve logo duas, porque uma pode desfiar na hora que mais precisa.
A maquiagem pode ser levada na mala de mão.
Prefira um perfume que possa ser usado tanto no dia, como na noite e, de preferência, de frasco pequeno.
Separe uma pequena bolsa para à noite (pode ser preta que vai com tudo) e, se for o caso, uma para a praia.
Boné é sempre bem-vindo para quem vai a lugares quentes.
Protetor solar é obrigatório.
E por favor, nada de levar ferro de passar roupa, mas um secador portátil é permitido. Não esqueça de conferir a voltagem antes de usá-lo em seu destino final.
Uma vez separadas as roupas, faça rolinhos com elas- se forem de tecidos que não amassam- já com as devidas combinações: calça azul, enrolada ao lado da blusa azul escura.
Roupas bordadas, blazers e paletós devem ser dobrados do lado do avesso apenas uma vez para não amarrotarem.
E as camisas são abotoadas antes de serem dobradas.
Quando tudo estiver em cima da cama, é hora de começar a organização. Sapatos (já embrulhados nos saquinhos) e bolsas vão no fundo da mala.
Depois seguem as calças, saias e vestidos que podem ser enrolados com as devidas combinações. Fica mais fácil tirar um rolinho por vez a cada dia.
Por último, as roupas que amassam ( que obviamente não podem ser enroladas), como camisas abotoadas com golas voltadas para cima e vestidos.
O terno- não precisa levar mais que um- e os blazers são os últimos e levam apenas uma dobrada.
Nos espaços livres entre as roupas, coloque os acessórios, as meias e as roupas íntimas nos saquinhos.
Alguns homens gostam de colocar as meias dentro dos sapatos para ocupar menos espaço.
E lembre-se, se for deitar logo que chegar no destino, a roupa de dormir deve estar fácil de ser alcançada para não bagunçar a mala inteira.
Não se esqueça de separar uma roupa para a mala de mão, caso sua mala seja extraviada- hoje em dia, infelizmente não é incomum isso acontecer. Tenho uma amiga que teve que comprar a roupa inteira para cinco pessoas da família no Japão.
Coloque também um saquinho de pano para as roupas sujas que deverão estar separadas, quando voltar de viagem.
Se estiver embarcando para um lugar frio, o casaco, que será levado na mão, não pode ser muito pesado. E leve apenas um. Portanto, nada de tentar apertar um casaquinho na mala sem conseguir fechar o zíper.
Para quem não dorme bem no avião, as máscaras que impedem a luz ajudam a ter um bom sono.
Boa leitura e boa música também sempre auxiliam a passar o tempo. Pode ser o guia de viagem, mas um levinho. Nada de Bíblias turísticas. Eu costumo ler sobre um destino desconhecido de viagem antes de embarcar, já com dicas de amigos assinaladas.
É importante que você identifique tanto a mala de mão quanto a que vai no bagageiro do avião, com seu nome, telefone e endereço residencial. Se você tem aquelas pretas que todo mundo usa, uma fitinha ou um adesivo colorido ajudam a não perdê-la de vista na esteira de desembarque. Na hora de entregá-la à companhia, confira você mesmo o ticket do destino.
Está pronto ou pronta para viajar? Então, bon voyage !!!