A Secretaria da Saúde faz um alerta: os cuidados para prevenir a conjuntivite devem ser tomados não somente no verão, mas também o ano todo. A doença apresenta incidência e transmissão todos os meses do ano.
Surtos de conjuntivite passaram a ser objeto de vigilância epidemiológica na década de 1980. Em 2003 foi implantado um sistema de monitoramento da doença para investigar e propor medidas de controle. Com a análise desses dados foi possível concluir que a conjuntivite tem uma alta incidência mesmo fora do verão, período em que era considerado o maior número de casos.
Em 2009 foram registrados 153.102 casos da doença no Estado. Cuidados simples evitam que a conjuntivite se prolifere (veja dicas abaixo).
“O monitoramento sistemático da doença mostra que a prevenção à conjuntivite não pode ficar restrito aos meses de verão. É fundamental estar atento a medidas de higiene e outros cuidados”, afirma Norma Medina, diretora do Centro de Oftalmologia Sanitária da Secretaria.
A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. É de extrema importância agir corretamente no tratamento. Caso suspeite estar com conjuntivite, procure imediatamente um médico.
Dicas de como evitar a conjuntivite:
Lave as mãos e o rosto com freqüência, com água e sabão;
Evite coçar os olhos;
Lençóis, travesseiros e toalhas devem ser de uso individual;
Evite o uso de objetos (maquiagem, copo, toalha, travesseiro e etc.) de quem está com conjuntivite.
Da Secretaria da Saúde – Fonte: O Serrano – http://www.oserrano.com.br