“Dietas têm que ser feitas com um profissional. É necessário ir ao especialista e ver o quanto precisa emagrecer, ver pesagem, medidas, falar da alimentação e fazer uma fórmula real. Segundo, que se quiser fazer algum regime por conta própria você pode reduzir alimentos, mas nunca fixar somente em um, como no caso o miojo”.
Daniella Barbosa, também nutricionista, alerta que uma dieta feita apenas com esse miojo é perigosa: “Só tem fibras. Ficam faltando carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais”. E acrescentou: “Esse miojo pode ser usado como um coadjuvante e consumido dentro de uma alimentação saudável, substituindo o que a pessoa ingeria de carboidratos excedentes e de fibras a menos na alimentação. Por exemplo, utilizar esse macarrão com um mix de legumes, estilo o yakissoba.”
Sabe aquela velha história da nossa avó que vivia dizendo “enche mais não sustenta”? É exatamente o que acontece com este miojo. Ele causa a sensação de satisfação e até chega a criar volume no estômago graças à substância glucomanan, que em contato com a água se expande, mas Thabata deixa claro: “Se for comer somente esse miojo, que é super pobre de vitaminas e nutrientes, é melhor comer uma fruta ou uma barrinha de cereais e tomar um copo de água”.
O miojo não é de todo ruim, ele é rico em fibras, aumenta saciedade, melhora a flora intestinal, realmente é uma ótima alternativa para perda de peso e para normalização da glicemia (diabéticos e resistentes à insulina), mas não oferece grande parte dos nutrientes essenciais à saúde.
De acordo com Dani, frutas, hortaliças, leguminosas, peixes, frango, oleaginosas, ovos, entre outros são essenciais no cardápio de todos. Somente o miojo seria uma dieta totalmente pobre.
Então, já sabe: dieta de miojo de segunda a segunda não pode. “Primeiro que enjoa, segundo que o organismo vai acabar viciando naquilo e vai chegar uma hora que não terá efeito nenhum”, afirma Thabata.
E tem mais, se você comer apenas duas ou três vezes por semana não vai conseguir atingir o resultado esperado.
Uma dica de Thabata é incluir o miojo num lanche da tarde: “Se a pessoa não quiser comer um pão ou uma torrada, pode usar o miojo como opção. Ou, por exemplo, você estiver indo para a academia e não quer comer nada pesado, inclua o miojo com uma carne, um grelhado, uma verdura ou até como sopa. Mas voltando da academia tem que comer de novo”.
Thabata ainda explicou os prejuízos que uma dieta mal equilibrada pode causar: “As pessoas podem pensar que emagrecimento é só perder peso, só que você tem que pensar que a falta de vitamina vai te deixar mais cansada, com a pele envelhecida, flácida, os cabelos sem brilho, fracos também, olheiras e sem falar nos problemas de saúde que mais cedo ou mais tarde aparecem”.
E meninas, vale lembrar que a gordurinha no quadril não sai apenas fechando a boca, atividade física é fundamental também! Melhor colocar o miojo na reserva e procurar uma alimentação mais balanceada com exercícios que trarão bons resultados.