Se engana quem pensa que todas as pessoas magras são saudáveis. É o que afirma o ortopedista e especialista em medicina esportiva Samir Daher.
"Quem está acima do peso, mas pratica algum esporte regularmente, tem uma vida mais saudável que um sedentário em dia com a balança. Nem sempre ser magro é ser sadio. Alguém magro que não faz exercício não desenvolve musculatura para sustentação do esqueleto", explica
Conforme o ortopedista, além de causar artrose, colesterol alto e hipertensão, a falta de exercício físico, em pessoas acima do peso ou não, faz com que a elas não tenham uma boa vida social ou em família.
Segundo a preparadora física Simone Simões, de São Paulo, os benefícios do esporte são basicamente os mesmos para pessoas mais jovens ou acima de 50 anos. "A qualidade de vida aumenta, o estresse diminui, minimiza os sintomas do envelhecimento e a flexibilidade do dia-a-dia melhora", afirma ela.
Se você está acima do peso e sente dores nas articulações, o ideal é começar com exercícios aquáticos, como a hidroginástica e a natação, para ter pouco impacto, de acordo com Simone. Quem tem muita dificuldade para se locomover, precisa de um tratamento específico e adequado, para não se prejudicar ainda mais.
Os obesos também necessitam de cuidados especiais, pois na maioria das vezes possuem outras patologias, entre elas, hipertensão e diabetes.
Para evitar problemas, antes de iniciar qualquer atividade física é necessário consultar um especialista. "A maioria da população procura um médico em razão de alguma dor já existente. Quando tratada com atividades físicas programadas, ao invés de remédios, 90% mostram melhorias", finaliza o ortopedista Samir Daher.