Pesquisa mostra como antioxidantes do cacau ajudam a aumentar colesterol bom
Vários estudos mostram que o cacau, principal ingrediente do chocolate, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, aumentando os níveis de HDL, a forma boa do colesterol, e reduzindo o LDL, a versão ruim. Os responsáveis pelo benefício são os antioxidantes presentes no cacau, conhecidos como polifenóis, abundantes no chocolate amargo. No entanto, até agora, não se sabia como exatamente os polifenóis agem no organismo.
Shutterstock
>> Breve história do chocolate
Um novo estudo, coordenado por Midori Natsume, utilizou células de fígado e intestino humanas para analisar a ação dos polifenóis. Eles focaram na produção da apolipoproteína A1 (ApoA1), um tipo de proteína ligada à gordura, principal componente do bom colesterol e na apolipoproteína B (ApoB), essência do colesterol ruim. Eles perceberam que os polifenóis do cacau aumentaram a ApoA1 e diminuíram a ApoB, tanto no fígado como no intestino.
Os pesquisadores viram que os polifenóis parecem atuar aumentando a atividade de proteínas ligantes aos elementos regulados por esteróides (SREBPs), elas são responsáveis por ativar a expressão de genes que sintetizam e captam o colesterol. As SREBPs se ligam ao material genético e ativam os genes que aumentam os níveis da ApoA1, aumentando o bom colesterol.
Os cientistas também descobriram que os polifenóis parecem aumentar a atividade dos receptores do LDL, as poteínas que ajudam a baixar os níveis do colesterol ruim. O estudo foi publicado na Revista Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Americana de Química.