
Cuidado com algumas sugestões que prometem clarear as axilas.
Quem sofre com o escurecimento da pele na região das axilas provavelmente já ouviu falar – ou até mesmo testou – alguma receitinha milagrosa de clareamento. Pasta de amido de milho, esfoliante de açúcar com limão, fubá com aveia, talco, chá de camomila, entre outras infinitas sugestões prometem resultados milagrosos segundo a crendice popular.
A artesã Rosemeire da Motta Saldanha, de 48 anos, tem pele morena e sempre sofreu com esse problema, já que isso é mais comum em pessoas com esse tipo de pele. “Já fiz várias receitas caseiras que não adiantaram nada”, admite.
O dermatologista Gustavo Corrêa, de Porto Alegre, desmistifica alguns produtos que prometem clarear a região e adverte sobre as consequências que eles podem causar à pele sensível das axilas:
• Talco/amido de milho: não há efeito clareador. Apesar de diminuir o atrito, o talco possui uma composição química que pode até irritar a pele sensível. O mesmo ocorre com o amido de milho.
• Açúcar e limão: o limão contém substâncias muito irritantes que, quando expostas ao sol, podem causar graves queimaduras. O açúcar só possui função esfoliante.
• Fubá com aveia: melhora a textura e o aspecto da pele, mas não é clareador.
• Chá de camomila gelado: a camomila tem propriedades anti-inflamatórias e efeito calmante, mas não clareia a pele.
“É importante destacarmos que qualquer tipo de manipulação errada pode agravar as manchas e piorar o problema”, enfatiza Corrêa. Por isso, se for testar algum produto caseiro que promete milagres, procure antes um dermatologista.
Atualmente, técnicas como peeling superficial e luz pulsada estão sendo utilizadas pelos médicos para combater os sintomas. Mas que tal experimentar antes pelo novo Dove Dermo Aclarant? Ele acelera a renovação da pele e ameniza o escurecimento das axilas, além de ficar muito mais em conta para seu bolso.