
Cores, iluminação e objetos decorativos influenciam no bem-estar
Seu relacionamento precisa de reforma? Que tal uma ajudinha do Feng Shui para tornar a vida a dois mais prazerosa? Pequenas mudanças no quarto do casal já garantem efeito sobre o dia a dia. A técnica chinesa utiliza o Ba-Guá, símbolo de oito pontas, que serve como instrumento de orientação para manter um ambiente harmonioso . Segundo a consultora em Feng Shui, Rosangela Chiarella, por meio dele, é possível visualizar que o setor "Relacionamentos" estará no fundo do quarto, na parte direita. A seguir, a consultora sugere objetos e dicas para deixar o quarto preparado para o relacionamento prosperar.
Cores: o branco representa a pureza e, para a cultura chinesa, é equiparado ao preto. Segundo Rosangela, a cor traz energia e precisa aparecer nas paredes do quarto. "Já o verde é uma ótima sugestão, representa o crescimento e o desenvolvimento e pode ser utilizado com liberdade, mas se o cômodo for o quarto de casal, os tons suaves são os melhores. O azul é menos utilizado no Feng Shui e deve ser usado sem exagero.Em excesso, a cor pode causar depressão", afirma. Na lista também está o lilás, que causa introspecção.
Portas: o Feng Shui mostra que a cama não deve ficar voltada para a porta. "A porta passa uma energia muito forte", afirma Rosângela. Da mesma forma, suítes devem estar com a porta do banheiro fechada durante o sono, pois, segundo a consultora, a porta aberta rouba energias
Espelho: muita gente dorme com espelhos no quarto. Porém, Rosângela alerta para tal prática. "O espelho não pode refletir quem está dormindo", afirma. Segundo a cultura chinesa, "olhar-se" dormindo traz má sorte. Além disso, a consultora explica que o espelho também pode trazer cansaço.
Decoração: Para deixar o quarto em harmonia com o Feng Shui e, de quebra, alavancar o relacionamento, a dica da consultora é apostar em objetos e peças em duplas, além de quadros alegres que deixem o ambiente mais descontraído. "Velas aromáticas também são perfeitas para o quarto do casal, mas com aromas leves, como camélia", afirma. Além desses objetos, Rosângela sugere deixar à vista símbolos do casal. "Fotos em que estão juntos, mostrando momentos felizes", completa.